Páginas

Sejam bem-vindos!!!

Este é um blog pedagógico, cujo objetivo principal é publicar as atividades desenvolvidas com crianças de 5 anos em um Jardim de Infância em Santa Maria, DF.

Visite e comente, a casa é nossa.

Lembramos que as professores Berenice e Elizabete, que participaram do projeto "Mama África", subprojeto "Heranças Pré-Históricas" no ano passado, 2010, não estão conosco, nesse ano.

Mas o projeto continua!!!! Simbora viajar no tempo!!!





segunda-feira, 18 de outubro de 2010

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Engenharia: Controlando a água














Os sumérios destacaram-se na elaboração de projetos e construção de um complexo e desenvolvido sistema de controle de água do Tigre e Eufrates. Construíram barragens, sistemas de drenagem do solo, canais de irrigação e diques. A armazenagem da água era muito importante para a sobrevivência das cidades sumérias.
No parquinho construímos nosso próprio sistema de irrigação.

Quem quer pão?

















                                            O pão é um dos alimentos mais antigos produzidos pelo homem.A origem exclusivamente mesopotâmica é no mínimo discutível.No Brasil, no período do neolítico, já se dominava o cultivo e a fermentação do milho.Os astecas do México , muitos mais adiantados , já na idade dos metais , transformavam o milho em farinha e esta última , em várias modalidades de pães .
Praticamente todas as culturas antigas do Médio Oriente fazim referência ao pão nos seus escritos e muitos povos o veneravam como alimento sagrado, presente dos deuses.
Mas hoje nós colocamos a mão na massa e já sabemos de onde vem e como se faz o famoso e antigo pão. Olha só!!