Páginas

Sejam bem-vindos!!!

Este é um blog pedagógico, cujo objetivo principal é publicar as atividades desenvolvidas com crianças de 5 anos em um Jardim de Infância em Santa Maria, DF.

Visite e comente, a casa é nossa.

Lembramos que as professores Berenice e Elizabete, que participaram do projeto "Mama África", subprojeto "Heranças Pré-Históricas" no ano passado, 2010, não estão conosco, nesse ano.

Mas o projeto continua!!!! Simbora viajar no tempo!!!





quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vamos contar!!!!

Como se chamava a terra antes de se tornar Brasil?

As crianças conheceram outros nomes dados ao Brasil antes de assim ser chamado. Pindorama, nome dado pelos índios. Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e depois Brasil, nomes dado pelos portugueses devida a grande quantidade de pau-brasil, uma árvore de madeira forte e de cor avermelhada.

Contribuições Indígenas

As crianças perceberam por meio do vídeo que muitas palavras utilizadas por nós são heranças indígenas. Isso é fascinante!

Contribuições Européias...

Que vídeo maravilhoso! As crianças amaram ver e ouvir. E ainda fizeram a ilustração da história cantada.

NUMERAIS HINDU-ARÁBICOS: DE ONDE VEIO? COMO?































Os símbolos árabes têm exatamente os ângulos do número que representam. O zero é redondo porque não tem ângulos. Os símbolos – 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 – ficaram conhecidos como a notação de al-Khowarizmi, de onde se originou o termo latino algorismus. Daí o nome algarismo. São estes números criados pelos matemáticos da Índia e divulgados para outros povos pelo árabe al-Khowarizmi que constituem o nosso sistema de numeração decimal conhecidos como algarismo indo-arábic. As crianças realizaram atividades relacionadas ao tema com maior significado usando palitos de fósforos colados sobre os numerais.

PASSEANDO PELA ARÁBIA


















As crianças passearam pela Arábia, conheceram um pouco da cultura e confeccionaram lindas babuchas por meio de alinhavo no e.v.a. perfurado. A participação das crianças foi encantadora!